O que é a tutoria?
A tutoria é uma ferramenta disponibilizada pelos pesquisadores do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês (NATS-HSL) aos membros dos NATJus e pode ser acionada no sistema e-natjus durante a elaboração de notas técnicas (NT).
Por meio da tutoria é possível solicitar orientações e esclarecer dúvidas pontuais de conteúdo técnico-científico que possam surgir durante a elaboração da NT, porém, a responsabilidade sobre a elaboração da NT permanece sendo do NATJus. Entre os aspectos que podem ser abordados nas tutorias estão:
- apoio para a delimitação da pergunta de interesse (utilizando o acrônimo PICO);
- checagem das estratégias de busca para identificação das evidências;
- identificação das bases de dados relevantes;
- indicação e aplicação de ferramentas relevantes para a avaliação crítica e aplicação de tais ferramentas;
- interpretação dos resultados dos estudos identificados;
- resolução de dúvidas sobre o preenchimento de campos técnico-científicos do formulário da NT (por exemplo, registro Anvisa, relatório Conitec).
Os seguintes aspectos NÃO compreendem o escopo das tutorias: desenvolvimento completo das estratégias de busca, elaboração da conclusão ou decisão final da NT, execução de análises estatísticas, avaliação crítica integral dos estudos incluídos, dúvidas clínicas sobre a condição clínica abordada da NT, apoio operacional do sistema (como dificuldades de acesso ou senhas), e dúvidas sobre legislação de processos judiciais em saúde, etc.
Quem pode solicitar a tutoria?
A tutoria é uma funcionalidade que pode ser acionada pelos membros dos NATJus, elaboradores de NT, e pode ser solicitada para qualquer NT solicitada e elaborada pelo sistema ou para NT que foram inseridas posteriormente pelos NATJus.
Como solicitar a tutoria?
A tutoria é conduzida dentro do próprio sistema e-natjus por meio de chats que permitem o compartilhamento de material de apoio. Os históricos dos chats ficam registrados, possibilitando acessos posteriores pelo NATJus solicitante. O intervalo entre o primeiro atendimento e a finalização da tutoria deve ser de, no máximo, 72 horas.
Para solicitar uma tutoria, selecione o ícone “Ações” após a última coluna da lista de NT, selecione a opção “Tutoria NATS” (Figura 1).
Acesse o sistema e-natjus e solicite uma tutoria ao NATS-HSL.
Figura 1. Print de página do sistema e-natjus
