Desde outubro de 2019, Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) cadastrados têm oferecido tutoria especializada para a elaboração de notas técnicas aos Núcleos de Apoio Técnico ao Judiciário (NATJus). O objetivo dessa ação tem sido auxiliar em dúvidas relacionadas à identificação e à avaliação de evidências científicas relacionadas à nota técnica. 

Para entender como tem sido a experiência para os membros do NATjus, o blog Rede NATJus entrevistou o Dr. André Castagna Wortmann, médico judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), que atualmente exerce a função de coordenador pericial do Departamento Médico Judiciário (DMJ) do TJRS e coordenador do NATJus/TJRS juntamente com o Diretor do DMJ (Dr. Jair Segal) e o Coordenador de Saúde (Dr. Laércio Ouriques). Confira a entrevista a seguir:

Rede NATJus: Como foi a experiência de receber a tutoria dentro do e-natjus?

Dr. André: Foi muito importante ter recebido a tutoria para que pudéssemos elaborar o documento com o rigor científico necessário, buscando oferecer o melhor apoio técnico possível para as decisões judiciais. Entendo que o recurso da tutoria é um apoio muito importante, e que talvez esteja sendo pouco utilizado. A nossa experiência foi excelente, e pretendo voltar a utilizar sempre que necessário. Espero que os integrantes dos demais NATJus possam aproveitar essa excelente oportunidade que está sendo disponibilizada.

Rede NATJus: O senhor comentou que o NATJus de vocês foi instituído há pouco tempo e encontra-se em fase de estruturação. Nesse contexto, o senhor acha que a tutoria tem um papel de destaque?

Dr. André: Sim, sobretudo no estágio em que nos encontramos (transição de uma atuação baseada nas especialidades disponíveis na equipe para uma concepção focada na avaliação das tecnologias em saúde), é fundamental recebermos esse apoio.

A requisição das tutorias encontra-se disponível para os membros dos NATJus cadastrados no sistema. A solicitação de tutoria é realizada em dois cliques: (1) Ícone ‘Ações’ – disponível junto ao título da nota técnica e (2) Opção ‘Tutoria NATS’. A descrição completa do procedimento pode ser encontrada aqui.