Em seguimento às entregas feitas no âmbito do projeto PROADI-SUS “Apoio à tomada de decisão judicial em saúde” firmado entre o Conselho Nacional de Justiça e o Hospital Sírio-Libanês, foi realizada a segunda Oficina de apoio à tomada de decisão judicial em saúde em 25 de maio de 2023, em Palmas, Tocantins. O evento contou com participação dos membros dos NATJus dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Os pesquisadores do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês promoveram uma oficina com duração de 8 horas, contemplando atividades práticas e discussões científicas acerca das necessidades quanto à identificação, análise e síntese de evidências científicas a serem utilizadas para informar o processo de tomada de decisão judicial em saúde. Durante as dinâmicas realizadas foi possível conhecer a realidade de cada NATJus representado, por meio da interação e troca de experiências entre os participantes. 

Além disso, o evento contou com a presença da juíza de direito Milene de Carvalho Henrique, que gentilmente agradeceu e destacou a importância da realização do encontro no estado do Tocantins, configurando-o como uma oportunidade de fortalecer o trabalho técnico realizado no estado. A coordenadora técnica de medicamentos do NATJus de Tocantins, Elizangela Braga Andrade, apoiou a organização e participou da oficina, sinalizando a importância do desenvolvimento de capacidade institucional dos NATJus. 

As oficinas de apoio técnico à tomada de decisão judicial em saúde têm como principal objetivo promover a capacidade de análise crítica de evidências em saúde e debater sobre as necessidades locais dos NATJus, considerando as particularidades de cada estado, município ou região, de forma a promover o adequado uso de evidências pela equipe técnica dos núcleos e pelos magistrados.