A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) publicou recentemente relatório de recomendação sobre o uso de dabigatrana para prevenção de acidente cerebral vascular (AVC) em pacientes acima de 60 anos com fibrilação atrial não valvar e para os quais, o uso de varfarina não é acompanhado de valores de RNI  (razão normalizada internacional) dentro da faixa terapêutica. O relatório também avaliou o idarucizumabe para reversão do efeito anticoagulante da dabigatrana.

O relatório de recomendação apresenta uma revisão detalhada da intervenção para a condição proposta, além de avaliação completa do corpo de evidência de efetividade da dabigratana, principalmente em comparação com a varfarina. Também foi apresentada análise econômica, considerando o custo-efetividade do tratamento e o impacto orçamentário de uma eventual incorporação no SUS. 

Com base nos resultados detalhados pelo relatório e após a consulta pública, a recomendação final da Conitec foi a não incorporação da dabigratana, e por consequência, do idarucizumabe.

Acesse o relatório completo em http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2020/20201001_Relatorio_Dabigatrana_Idarucizumabe_560.pdf