Com o objetivo de promover a implementação e o uso de evidências para a tomada de decisão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi desenvolvido o Perfil de competência do profissional em Políticas Informadas por Evidências (PIE) no Brasil. A iniciativa compõe o conjunto de entregas realizadas no contexto do projeto ESPIE, realizado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O processo se deu com a criação de um grupo de autoria composto por representantes dos atores considerados relevantes no processo de PIE: gestão (federal e local), sociedade, comunicação e pesquisa. O grupo de autoria definido se reuniu, ao longo de seis oficinas, para investigar as práticas profissionais competentes e elaborar e validar o perfil de competência. Para a construção do perfil de competência, foram considerados macroproblemas estratégicos no âmbito do SUS: processos decisórios na gestão das políticas de saúde pouco sistemáticos e transparentes; capacidade institucional para gestão e tradução do conhecimento pouco desenvolvida; incipiente incorporação das evidências científicas ao processo de formulação e implementação de políticas de saúde.

O perfil de competências desenvolvido abarcou aspectos específicos e gerais de cada área de atuação (gestão, sociedade, comunicação e pesquisa), e também foi desenvolvido um perfil de atuação transversal. Abaixo apresentam-se exemplos de competências propostas:

  1. Gestão: Apoiar a institucionalização do uso de evidências.
  2. Sociedade: Fazer advocacy para PIE.
  3. Comunicação: Gerir ações de tradução do conhecimento.
  4. Pesquisa: Realizar pesquisa científica.

No relatório também é discutido o contexto de aplicação do perfil de competências em PIE proposto, onde os autores tecem comentários sobre a complexidade de atuações em PIE, que são realizadas por diferentes pessoas com diferentes competências. Para os leitores do relatório, orienta-se que a implementação dos perfis de competências deve considerar as particularidades de cada contexto, em nível de área de atuação, tipo de profissional envolvido e dos problemas existentes.

Acesse o relatório na íntegra: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2023/04/1427485/espie-perfil-competencia-pie.pdf