A 7ª Oficina de apoio à tomada de decisão judicial em saúde foi realizada, na última sexta-feira (04 de agosto de 2023) em Fortaleza, Ceará. O evento contou com a participação de profissionais da saúde que atuam na elaboração de notas técnicas, bem como de magistrados, representando os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Paraíba.
A Oficina teve como principais pontos discutidos os desafios locais para a elaboração de notas técnicas que são utilizadas como instrumento de apoio à tomada de decisão judicial dos magistrados. Lacunas de conhecimento sobre metodologia foram discutidas por meio de atividades teórico-práticas, sobretudo acerca da busca por evidências, avaliação crítica de estudos, estudos de comparação indireta e avaliação da certeza do conjunto das evidências. Um aspecto bastante trabalhado durante a oficina também foi a estrutura dos formulários utilizados para o preenchimento das notas técnicas no sistema e-natjus.
A Secretária de Saúde do Estado do Ceará, Dra. Tania Mara Silva Coelho prestigiou o evento, dando as boas-vindas e ressaltando a importância da capacitação do corpo técnico do NATJus. A magistrada Exma. Sra. Antônia Dilce Rodrigues Feijão, juíza coordenadora do Comitê Estadual de Saúde e do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário do Estado do Ceará (NATJus-CE), também acompanhou as atividades, reforçando a relevância do trabalho do NATJus na promoção do uso de evidências para apoiar a tomada de decisão judicial em saúde no estado do Ceará e demais localidades.
Créditos: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.