Na última sexta-feira (29/09/2023) ocorreu, em São Luís, Maranhão, o 3º Seminário de Saúde Pública e Suplementar – Medicina baseada em evidências, política da assistência farmacêutica, produção de provas e tecnologias extrarrol. O evento foi promovido pelo Comitê Estadual de Saúde do Maranhão, em parceria com o Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (FONAJUS-CNJ) e o Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário do Maranhão (NATJus/TJMA). 

O Seminário promoveu o debate de pautas importantes para a área da judicialização da saúde, como o processo de elaboração de provas e as determinações para cobertura dos planos de saúde quanto a diagnósticos ou tratamentos. 

Durante o evento, o pesquisador do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês (NATS-HSL), Rafael Leite Pacheco, apresentou o tema ‘Suporte à magistratura: notas técnicas, pareceres técnico-científicos e consultas rápidas’. A palestra abordou aspectos técnicos importantes na produção e tradução de evidências científicas para apoiar o processo de tomada de decisão judicial em saúde. 

Reprodução: Assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (Josy Lord/Ascom/TJMA). 

Confira a matéria na íntegra: https://www.tjma.jus.br/midia/tj/noticia/511407/seminario-discute-papel-da-justica-e-do-estado-em-saude