Dia 30 de junho de 2023 foi a vez do NATJus do Rio Grande do Sul receber a 5ª edição da Oficina para apoio à tomada de decisão judicial em saúde. O evento foi realizado no Centro de Formação do Judiciário no Rio Grande do Sul (CJUD), e contou com a presença do presidente do Comitê da Saúde do CNJ/RS, Desembargador Ney Wiedemann Neto, e coordenador do NATJus-RS, o médico Felipe Bauer.
Participaram profissionais da saúde que atuam na elaboração de notas técnicas para apoiar a tomada de decisão de magistrados, processo que pode utilizar evidências científicas acerca do uso de tecnologias em saúde. Durante a oficina, foram debatidos aspectos relacionados ao processo de elaboração das notas técnicas, sobretudo quanto à comunicação do seu conteúdo aos magistrados. A adequada comunicação de evidências científicas e demais conteúdos de uma nota técnica a um operador do direito pode contribuir para melhor orientar a tomada de decisão judicial em saúde, prezando pela transparência e sustentabilidade no processo, considerando as particularidades e aspectos críticos da judicialização em saúde.
A oficina foi realizada no âmbito do projeto PROADI-SUS, firmado entre Hospital Sírio-Libanês, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pesquisadores especialistas em saúde baseada em evidências foram responsáveis pela condução das atividades e discussão com os participantes.
Confira detalhes da oficina na notícia publicada no portal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: https://www.tjrs.jus.br/novo/noticia/oficina-do-hospital-sirio-libanes-cnj-e-realizada-para-aprimorar-decisoes-judiciais-na-area-da-saude/