O Ministério da Saúde incorporou a vacina QDenga ao Sistema Único de Saúde, tornando o Brasil o primeiro país do mundo a disponibilizar um imunizante contra a dengue num sistema de saúde universal.

A QDenga será incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI) inicialmente para populações específicas devido à baixa capacidade de fornecimento pela indústria. Durante o processo de recomendação a Comissão de Nacional Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sugeriu a realização de estudos futuros para monitoramento do imunizante no contexto brasileiro.

No processo de incorporação conseguiu-se uma redução de 80% do preço inicialmente apresentado, representando uma economia de mais de R$380 milhões de reais que será direcionada para a saúde da população. A previsão é que sejam entregues 5.082 milhões de doses entre fevereiro e novembro de 2024.

Saiba mais em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/ministerio-da-saude-incorpora-vacina-contra-a-dengue-no-sus