O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Incorporação de Tecnologias, do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (CITEC/DGITS/MS), celebra parceria com Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para elaboração de sínteses de evidências qualitativas. Até o momento a parceria proporcionou a elaboração de seis sínteses, sendo as duas publicações mais recentes, de abril de 2024, sobre tratamentos para retinopatia diabética e fibrose cística.

Os objetivos das sínteses consistem em contribuir para o processo de atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, e analisar as percepções dos pacientes e familiares sobre os tratamentos. Na síntese sobre o tratamento de retinopatia diabética, é avaliado o implante biodegradável de dexametasona, que consiste numa recente incorporação no rol do Sistema Único de Saúde (SUS). Já na síntese de fibrose cística, a ênfase é na análise da terapia tripla Trikafta® (elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor).

A síntese de evidência qualitativa sobre o tratamento da retinopatia diabética está disponível no Percepções sobre o tratamento da retinopatia diabética e, sobre a fibrose cística no Percepções sobre tratamento da  da fibrose cística.