A Portaria nº 7 de 28 de fevereiro de 2024, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS) aprovou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para diabetes mellitus tipo 2 (DM2).

A nova versão do PCDT apresenta uma atualização dos fluxogramas de diagnóstico e tratamento. Para diagnóstico, o documento apresenta fluxogramas distintos para rastrear ou diagnosticar os pacientes. Para tratamento, o ponto de partida é a identificação de indivíduos com diagnóstico de DM2 há menos de 3 meses e sem fatores de risco ou diagnóstico há 3 meses ou mais, e com fatores de risco (como sobrepeso, obesidade, sedentarismo e familiar em primeiro grau com diabetes mellitus).  O protocolo apresenta também um fluxograma específico para o tratamento com insulina, considerando avaliação da glicemia de jejum, ajuste de dose e monitoramento da glicemia. 

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/ecv/publicacoes/protocolo-clinico-de-diretrizes-terapeuticas-pcdt-para-diabetes-mellitus-tipo-ii/view