Nos dias 08 e 10 de setembro de 2020, os membros do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (NATJus-RS) participaram de oficinas sobre a metodologia de elaboração de notas técnicas (NTs) pelo sistema e-natjus. O NATJus-RS tem um longo histórico de atividades de apoio ao judiciário, com uma elevada produção mensal de notas técnicas. 

As oficinas remotas, conduzidas pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês (NATS-HSL) contaram com aproximadamente 30 participantes, incluindo a equipe técnica do NATJus e membros do judiciário. 

Houve uma discussão inicial sobre as competências e habilidades necessárias para a produção de uma nota técnica de qualidade e focada em apresentar, de modo transparente e direto, as evidências sobre os efeitos de uma tecnologia demandada para um caso real. Posteriormente, foram abordados métodos de busca e interpretação de resultados de estudos, como revisões sistemáticas e suas metanálises. Os Pareceres Técnico-Científicos (PTCs) disponíveis no sistema e-natjus foram consultados como exemplos e a possibilidade de solicitação de tutoria pelo sistema foi enfatizada.  

Esta e outras oficinas fazem parte de uma das iniciativas do projeto “Apoio a tomada de decisão judicial em saúde”, conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Saúde desde 2016.