Esta revisão rápida [1] foi produzida pela Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em colaboração com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Moinhos de Vento.
O objetivo foi avaliar os efeitos (benefícios e riscos) dos vários tipos de interferon para a prevenção e o tratamento de covid-19.
As buscas foram conduzidas em 22 de julho de 2020 e identificaram 8 estudos clínicos com resultados disponíveis e que avaliaram os efeitos do interferon tipo I (alfa ou beta). O risco de viés destes estudos foi moderado a alto e a certeza nas evidências identificadas variou de muito baixa a baixa. De modo geral, os achados da revisão sugeriram que:
- Interferon associado a terapia de suporte parece ser superior a terapia de suporte isolada para os desfechos mortalidade e alta hospitalar, mas sem benefícios na melhora clínica, no tempo de internação hospitalar, na taxa de admissão em UTI ou na necessidade de ventilação mecânica invasiva.
- Nenhum evento adverso grave foi relatado e em nenhum estudo houve descontinuidade do tratamento por este motivo.
- Apesar de aparentemente positivos, há muita incerteza nos efeitos profiláticos e terapêuticos do interferon tipo I para covid-19.
- Espera-se que os resultados dos ensaios clínicos randomizados em andamento possam reduzir esta incerteza para orientar a tomada de decisão.
Acesse gratuitamente a versão completa desta revisão sistemática na página da Oxford-Brazil EBM Alliance:
https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/08/14/interferon-para-profilaxia-e-tratamento-de-covid-19-revisao-sistematica-rapida/.
Referência
[1] Medeiros FC, Matuoka JY, Brito GV, Marra LP, Parreira PCL, Colpani V, Stein C, Pagano CGM, Gräf DD, Falavigna M, Bagattini AM, Pachito DV, Riera R, Oliveira Jr HA. Interferon para profilaxia e tratamento de Covid-19. Disponível em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/08/14/interferon-para-profilaxia-e-tratamento-de-covid-19-revisao-sistematica-rapida/. Acessado em 26/08/2020.