A emergência trazida pela pandemia causada pela COVID-19 tem assustado a população e os profissionais de saúde. O vírus tem alta transmissibilidade respiratória e pode causar de quadros leves a quadros mais graves.
Até o momento ainda não há um tratamento específico para a doença, o que é feito é o manejo do quadro clínico do paciente com medidas gerais. Algumas classes de medicamentos passaram a ser discutidas pela hipótese de que podem trazer benefícios no tratamento da COVID-19, entre elas a hidroxicloroquina, medicamento utilizado no tratamento da malária e algumas doenças autoimunes como lúpus eritematoso e artrite reumatoide.
Foi realizada uma revisão sistemática rápida sobre o uso da medicação no tratamento de infecção por COVID-19 e os resultados encontrados até o momento, originados de um único estudo clínico, demonstram que os efeitos da hidroxicloroquina para esta condição ainda são incertos.
Há atualmente mais de 20 estudos clínicos em fase de planejamento, recrutamento ou análise de dados. Os resultados destes estudos devem contribuir, em breve, para a redução da incerteza sobre os efeitos da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19 e suas complicações.
Acesse a revisão sistemática rápida atualizada e seu resumo traduzido para 10 idiomas em: https://oxfordbrazilebm.com/index.php/2020/03/21/rapid-review-hidroxicloroquina-covid19/