Notícia publicada no website do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) apresenta ações existentes em território nacional para estimular o embasamento de decisões judiciais em evidências científicas de alta qualidade. A discussão ocorre concomitante ao aniversário de 11 anos do Fórum Nacional da Saúde do Poder Judiciário, que tem como objetivo elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas para o aperfeiçoamento de procedimentos.
O texto cita o sistema e-natjus que já reúne 80 pareceres técnico-científicos realizados pelos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (localizados em universidades e institutos de pesquisa de excelência) e cerca de 30.000 notas técnicas emitidas pelos Núcleos de Apoio Técnico ao Judiciário (NATJus).
O conteúdo ressalta a importância do uso de evidências científicas frente ao grande impacto das judicializações no orçamento de estados e municípios, além de ações do CNJ para a orientação de magistrados na condução de processos judiciais e administrativos referentes a pandemia da Covid-19.
Leia o texto completo em: https://www.cnj.jus.br/ao-completar-11-anos-forum-nacional-da-saude-enfatiza-uso-de-evidencias-cientificas-nas-decisoes-judiciais/