A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará webinar sobre a ferramenta de Notificação de Intermediação Preliminar (NIP). O evento celebra os dez anos de criação da NIP, ferramenta para resolução de conflitos que visa solucionar demandas entre consumidores e operadoras. O evento será realizado no dia 06/08 das 15h às 17h.

A partir de uma reclamação efetuada pelos beneficiários pelos canais de atendimento da ANS, uma notificação automática é enviada imediatamente à operadora. A empresa tem até cinco dias úteis para dirimir o conflito existente nos casos de demandas de natureza assistencial e até dez dias úteis em casos de demandas de natureza não assistencial (contratos e regulamentos, mensalidades e reajustes, por exemplo). Em qualquer das hipóteses aventadas, a operadora deve apresentar a resposta, tanto à ANS quanto ao beneficiário, em até 10 dias uteis. Desde sua implementação, a resolutividade da NIP tem alcançado percentuais cada vez mais expressivos, superando 90% em 2019.   

O evento contará com a participação de diretores da Agência e da equipe técnica da Diretoria de Fiscalização que atua diretamente com a NIP na sede da ANS; o ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino; a secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Oliveira Domingues; e os diretores substitutos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ricardo Bisinotto Catanant e Tiago Sousa Pereira.   

As inscrições estão encerradas, mas o evento será transmitido ao vivo pelo canal da ANS no Youtube.