A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação do nursinersena para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) 5q tipo II.
A AME é uma doença neurológica genética com grande impacto na sobrevida e qualidade de vida de pacientes. O nursinersena é uma terapia específica proposta para estes pacientes que objetiva a melhora da função motora e aquisição de marcos de desenvolvimento das crianças, mas a baixa prevalência da doença e alto custo do medicamento dificulta a prospecção de evidências de alta qualidade.
A recomendação final foi realizada com base no relatório apresentado pela Conitec e após o processo de consulta e audiência pública subsequentes. A recomendação preliminar da Conitec tinha sido a não incorporação do nursinersena para AME 5q tipo II e III, considerando a ausência de evidências robustas de efetividade e o custo elevado das intervenções.
Após os argumentos apresentados na audiência pública e da nova proposta comercial apresentada, foi votada a alteração parcial da recomendação preliminar, incorporando-se o nursinersena para AME 5q tipo II com diagnóstico até os 18 meses de idade, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. A recomendação de não incorporação para AME 5q tipo III foi mantida.Para mais informações, acesse: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2021/20210602_Relatorio_595_nusinersena_AME5Q_2e3_P_26.pdf