A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação do teste diagnóstico, point of care, de Cryptococcal Antigen Lateral Flow Assay (CRAG-LFA) para detecção da infecção por Cryptococcus em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com células CD4+ ≤ 200 cél/mm³ e diagnóstico de meningite criptocócica em sintomáticos, independente da contagem de células CD4+.
A criptococose é uma micose sistêmica comumente apresentada como uma meningite criptocócica ou meningoencefalite, com alta morbidade e uma das principais causas de morte em pacientes com HIV.
A utilização do método point of care tem como principal vantagem teórica a redução do tempo de diagnóstico, que pode levar mais de 7 dias com os métodos de cultura já incorporados no SUS (cultura da amostra em ágar Sabouraud). Deste modo, o racional de efetividade é o direcionamento precoce do tratamento com terapias-alvo para o patógeno Cryptococcus.
O relatório de recomendação da Conitec concluiu que o CRAG-LFA é um teste custo-efetivo, de fácil realização e baixo impacto orçamentário que tem capacidade de alterar substancialmente o manejo de pacientes com infecção por Cryptococcus, o que resultou na recomendação favorável à incorporação.
Para maiores informações, acesse: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2021/20210611_Relatorio_615_CragLFA_meningite-criptococica_Final.pdf