A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Rebrats) elaboraram a tradução do EuroScan International Network, A toolkit for the identification and assessment of new and emerging health Technologies, elaborado pela EuroScan International Network).
O manual em português foi intitulado Manual Metodológico para Identificação e Avaliação de Tecnologias Novas e Emergentes em Saúde e está disponível em: http://conitec.gov.br/images/Radar/Manual_metodologico_MHT.pdf.
O monitoramento de tecnologias novas ou emergentes é uma ação fundamental no processo de Avaliação de Tecnologias em saúde (ATS) e é necessário utilizar ferramentas que forneçam apoio metodológico para esse monitoramento, incluindo as etapas de definição de alertas precoces e planejamento de prioridades. O manual apresenta informações detalhadas sobre todas as etapas do monitoramento e um checklist para orientar seu desenvolvimento.