O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, publicou um guia de vigilância com a finalidade de orientar os sistemas de vigilância em saúde e redes de serviços de Atenção à saúde do SUS, nas várias etapas de vigilância epidemiológica, com orientações sobre a identificação, notificação, registro, coleta de amostras, investigação laboratorial, manejo e medidas de prevenção e controle.

No ano 2000 foi criado o Sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias Agudas para realizar o monitoramento do vírus influenza, com a situação da pandemia causada pela COVID-19, o sistema foi adaptado para garantir a manutenção do sistema de vigilância de influenza e compreender o impacto causado pela COVID-19 no SUS. A vigilância abrange a circulação simultânea de coronavírus, influenza e outros vírus respiratórios durante o período de abril a setembro de 2020.

Guia de Vigilância Epidemiológica – Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019,  disponível em:
< https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2020/03/guia_de_vigilancia_2020.pdf >