A parceria entre Hospital Sírio-Libanês e Ministério da Saúde, por meio do programa PROADI-SUS e no âmbito do projeto Apoio à Formulação e Implementação de Políticas de Saúde Informadas por Evidências – ESPIE, resultou em uma entrega com diversos produtos abordando o tema de comunicação de evidências científicas.
O produto principal nessa temática foi a Revisão de Escopo sobre estratégias de comunicação de evidências em saúde para gestores e para a população, desenvolvida pela equipe técnica do Hospital Sírio-Libanês. Em resumo, o estudo identificou estratégias de comunicação de riscos e benefícios em saúde, com o uso de linguagem acessível e estratégias de ensino e aprendizagem, as quais, aparentemente, podem ser benéficas para a comunicação de evidências.
Além do relatório da revisão de escopo, foram desenvolvidos produtos de comunicação do trabalho realizado:
- Resumos em linguagem acessível nos idiomas português, inglês e espanhol
- Artigo na íntegra publicado em revista científica de acesso aberto.
As entregas realizadas no âmbito deste projeto podem contribuir para a disseminação do conhecimento acerca da produção e do uso de evidências científicas para a tomada de decisão, envolvendo usuários dos sistemas de saúde, profissionais da saúde e gestores.