Está em vigência, até 21/11/2020, a Consulta Pública nº 81, referente a atualização do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) do ciclo 2019/2020.
O objetivo da consulta é receber contribuições da sociedade quanto às tecnologias avaliadas neste ciclo de atualização. A recomendação preliminar da equipe técnica da ANS foi favorável a incorporação de 58 novos medicamentos e 17 novos procedimentos ao rol.
Estão públicos resumos executivos de cada tecnologia avaliada, que incluem descrição da tecnologia, resumo das evidências científicas e síntese de informações econômicas, além da recomendação preliminar para a tecnologia em questão.
A atualização do rol do ciclo de 2019/2020 teve como inovação a parceria da ANS com instituições externas para a disponibilização de relatórios de avaliação crítica referente às tecnologias propostas. No total foram 88 pareceres realizados por seis instituições:
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz = 20 pareceres
- Instituto Nacional de Cardiologia = 10 pareceres
- Instituto Nacional do Câncer = 4 pareceres
- Hospital Sírio-Libanês = 40 pareceres
- Hospital das Clínicas de Porto Alegre = 10 pareceres
- Universidade Federal de Rio de Janeiro = 4 pareceres
As instituições parceiras também contribuíram na revisão e aperfeiçoamento dos instrumentos adotados na análise da ANS, e realizaram ações de capacitação e consultoria ad hoc para a equipe técnica da ANS.
Para mais informações sobre, acesse: http://ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-n-81-atualizacao-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude-ciclo-2019-2020/consulta-publica-n-81-contribuicao-para-recomendacoes-relacionadas-as-propostas-de-procedimentos