Foi disponibilizado no sistema e-natjus o Parecer Técnico-Científico (PTC) sobre a eficácia e segurança do bevacizumabe em combinação com quimioterapia à base de fluoropirimidina para o tratamento de câncer colorretal metastático, em qualquer linha de cuidado. 

O PTC identificou e selecionou nove ensaios clínicos randomizados, sendo oito avaliando o bevacizumabe combinado a quimioterapia à base de fluoropirimidinas para o tratamento de primeira linha, e um estudo investigando essa intervenção para segunda linha de cuidado. Os grupos comparadores dos nove estudos incluídos consistiram na quimioterapia isolada. A análise dos resultados apontou que a adição do bevacizumabe à quimioterapia a base de fluoropirimidina pode resultar em aumento da sobrevida global e da sobrevida livre de progressão em ambas as linhas de tratamento, porém com baixa certeza da evidência. Além disso, a intervenção combinada com bevacizumabe provavelmente aumenta a incidência de eventos adversos graves. A avaliação dos desfechos de qualidade de vida e da taxa de resposta tumoral foi limitada devido a heterogeneidade e escassez de dados, restringindo as possíveis conclusões e implicações práticas sobre esses parâmetros.

Para acessar o PTC na íntegra, clique diretamente no título a seguir ou entre pelo sistema e-natjus.

Parecer técnico-científico sobre bevacizumabe em combinação com quimioterapia à base de fluoropirimidina para o tratamento de câncer colorretal metastático.